Você sabe o que o dermatologista faz?


O dermatologista é o médico que cuida da pele.

Ele é especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. Existem mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam a pele, e a acne é uma delas. Ele orienta sobre cuidados gerais com a pele (desde a infância e adolescência até adultos e idosos, tanto homens quanto mulheres); atua clinicamente na manutenção da saúde e beleza da pele, e também trata de queixas estéticas.

Veja as doenças que o dermatologista trata:


Acne (espinhas), alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelos, micoses, hanseníase (lepra) e câncer de pele. Ele também é habilitado para tratar doenças que afetam as mucosas da boca, lábios, gengiva e língua, além de ter conhecimento e estar preparado para tratar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) ou Doenças Venéreas.

Agora que você conhece o papel do dermatologista, saiba mais sobre a pele.


Como maior órgão do corpo humano, a pele é o nosso contato com o meio ambiente, e uma de suas principais funções em nossa vida é servir de barreira contra infecções. É também através da pele que podemos perceber o frio e o calor, distinguir diferentes texturas e consistências, sentir dor e manifestar carinho ao toque. A pele é formada por três camadas distintas: epiderme, derme e hipoderme. Conheça cada uma delas:

- Epiderme: é a camada mais superficial da pele, que fica em contato com o ambiente. Ela serve como barreira de proteção ao organismo, sendo formada por várias camadas de células que se renovam constantemente. A epiderme possui um pigmento natural, a melanina, responsável pela cor da pele.

- Derme: localizada logo abaixo da epiderme, é a camada onde são encontrados os vasos sanguíneos, que nutrem a pele, o folículo piloso, que é o local onde nascem os pelos, as fibras de colágeno, que determinam a firmeza e elasticidade da pele, os nervos sensitivos, que são os responsáveis pelo tato, além de glândulas sebáceas (responsáveis pela produção de sebo) e as glândulas sudoríparas, que permitem a transpiração.

- Hipoderme: é a camada mais profunda da pele, formada por células de gordura. É responsável por manter a temperatura do corpo e funciona também como uma reserva energética.

Acne: uma das milhares de doenças que afetam a pele.

Como você já sabe, a acne tem início na puberdade. Existe tratamento e o sucesso dele depende muito da sua colaboração em seguir todas as orientações do médico dermatologista.

Lembre-se: somente o dermatologista é capaz de diagnosticar e determinar o tratamento ideal e mais adequado para o seu tipo de pele.


Siga-nos
Termos de uso
Política de privacidade
Imprensa
Contato